Nosso Histórico

A Advocacia Riedel nasceu de um ideal: levar justiça a todas as classes. Consolidou-se graças à perseverança e à criatividade de seu fundador Dr.Ulisses Riedel de Resende. A história da empresa se entrelaça com a história de seu fundador, que sempre ouviu de sua mãe que ele deveria ser um benfeitor, e mesmo sem entender à época, esse desejo o levou a estudar Direito.

Após se formar pela Faculdade de Ciências Jurídicas em 1959 no Rio de Janeiro, Dr. Ulisses Riedel começou a atuar como criminalista, mas sua visão humanista o levou a se voltar para a defesa do trabalhador. Com um pouco mais de dois anos de atuação profissional, em 1961 ele já representava diversos sindicatos na cidade. Ali nascia uma trajetória de vida e carreira em prol do trabalhador brasileiro e começava a história de sucesso da Advocacia Riedel, que perdura por mais de 50 anos de atuação e tem como seu representante um dos mais prestigiados advogados trabalhistas do país.

A advocacia Riedel atuou em audiências históricas, como a defesa do Sindicato dos Artistas numa ação de direito autoral no STF. Ao longo de sua carreira, Dr. Ulisses defendeu diversas classes de trabalhadores, como ferroviários, jornalistas, metalúrgicos e inclusive o ex-presidente Lula. Em 1971, o escritório foi transferido para Brasília, onde Dr. Ulisses Riedel se fixou e construiu família. No início, tudo funcionava na lavanderia de casa, na 714 Sul. Atualmente, a empresa conta com uma estrutura que ocupa grande parte do 13º andar do Edifício Liberty Mall, e atende diversos tipos de clientes, embora a maior parte deles ainda sejam os trabalhadores.

Na década de 70, a Advocacia Riedel representava cerca de 60 sindicatos, sete entre nove confederações de trabalhadores e atuava em cerca de 50% das causas que tramitavam no Tribunal Superior do Trabalho. Nos anos 80 e 90, devido ao momento de mudanças no cenário econômico e financeiro do Brasil, o escritório ganhou causas históricas oriundas de indenizações trabalhistas decorrentes de perdas salariais provocadas pelos planos econômicos.

Ao longo de mais de meio século de atuação, a Advocacia Riedel sempre teve sob sua responsabilidade milhares de processos acompanhados com profissionalismo e excelente técnica jurídica e administrativa, sendo, inclusive, reconhecida por centenas de escritórios de advocacia que a elegeram como representante na capital do país. Atualmente, a empresa conta com a terceira geração da Família Riedel de Resende. Filhos e netos que seguiram os passos de Dr. Ulisses Riedel atuam no escritório, que hoje cuida de cerca de 20 mil processos e que em sua história já contribuiu pela defesa de direitos de mais de 100 mil brasileiros. Hoje, a Advocacia Riedel está entre os mais conceituados escritórios de advocacia do país, mantendo uma estrutura moderna, 100% digitalizada, que garante agilidade ao andamento de milhares de processos simultaneamente.