WhatsApp
Blog
Notícias, informes, cases da Riedel e mais!

Holding: Entenda o que é

Holding pode trazer benefícios para os negócios e patrimônio familiar

A holding é uma sociedade que tem como principal objetivo controlar outras empresas, chamadas de subsidiárias. Ela pode ser constituída por pessoas físicas ou jurídicas e tem a finalidade de gerenciar o patrimônio e as atividades dessas empresas de forma centralizada.

O termo “holding” é frequentemente utilizado no mundo empresarial, mas você sabe o que significa?

  • O que é uma Holding? A holding é uma sociedade que tem como principal objetivo controlar outras empresas, chamadas de subsidiárias. Ela pode ser constituída por pessoas físicas ou jurídicas e tem a finalidade de gerenciar o patrimônio e as atividades dessas empresas de forma centralizada.
  • Antes de discutir se a criação de uma holding é benéfica para a sua empresa, é essencial definir claramente os objetivos que você deseja alcançar. A definição precisa dos objetivos é de extrema importância, pois ajudará a orientar todo o processo de estruturação da holding.
  • A criação de uma holding pode trazer diversos benefícios tanto para os negócios quanto para o patrimônio familiar. Algumas das vantagens podem incluir:
  1. Proteção Patrimonial: Ao centralizar os bens e ativos em uma holding, é possível separar o patrimônio pessoal dos sócios do patrimônio empresarial, oferecendo uma camada adicional de proteção em caso de dívidas ou litígios seja dos sócios seja da empresa.
  1. Planejamento Sucessório: a holding possibilita o delineamento de uma estratégia de sucessão familiar mais clara e segura, evitando conflitos futuros e garantindo a continuidade dos negócios e patrimônio, além de não haver incidência de ITCMD na transmissão.
  1. Redução de Impostos: A holding pode proporcionar uma gestão tributária mais eficiente, aproveitando benefícios fiscais e estruturando as atividades empresariais de maneira a minimizar a carga tributária.
  1. Flexibilidade Operacional: Através da holding, é possível reorganizar as participações societárias, fazer a gestão estratégica de diferentes empresas do grupo, facilitar a captação de recursos e ampliar as oportunidades de negócio.
  1. Ampliação de Oportunidades: Ao criar uma holding, a empresa pode expandir suas atividades e explorar novas oportunidades de negócio. Através da aquisição ou criação de subsidiárias ou empresas afiliadas, a holding empresarial pode diversificar seu portfólio, ingressar em novos mercados ou setores, e aproveitar sinergias entre as diferentes empresas do grupo.

Luana Lucena Galaxe

Compartilhe esse conteúdo:

Advocacia Riedel

Há 65 anos construindo um legado de confiança. Hoje nos fortalecemos para que o futuro continue sendo escrito com excelência e justiça.